
Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
A promessa escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento comprometem-se voluntariamente a conduzirem-se de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de ser cumpridos. Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro.
Honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e auto-confiança.
Quando Baden-Powell idealizou a Lei Escoteira, decidiu não estabelecer leis proibitivas, mas conceitos para formação de pessoas benévolas, para que, desta forma, o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.
Por Victor Hugo

Eles são sorridentes, prestativos, sabem dar uma porção de nós diferentes, fazer fogueiras e adoram ajudar quem precisa. Assim são os escoteiros, essa turma simpática de jovens que tem como lema estar sempre alerta e pronto a ajudar quem necessita. Você saberá por que eles agem assim conhecendo a lei escoteira que rege o comportamento dessas simpáticas pessoas.

O criador do escotismo, o inglês Baden-Powell, transformou as iniciais de seu nome em um importante emblema para os escoteiros: "Be prepared!".
A tradução da expressão para o português é a famosa frase "sempre alerta! " a qual designa o estado de atenção e concentração constantes nas atitudes de um bom escoteiro, tanto no aspecto mental, quanto no aspecto físico, isso porque os escoteiros precisam ser fortes e altivos (trocar palavra) para agir prontamente quando necessário.
Crianças com idade entre 10 e 11 anos são consideradas aptas a compreender o sistema de valores proposto pelo movimento do escotismo. Assim, nessa faixa etária, elas são estimuladas a entender e seguir a Lei escoteira, a qual compreende dez artigos e dez valores.

Artigo 1 - "O Escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais do que a própria vida"
Para o escoteiro, contratos verbais valem tanto ou mais que os contratos escritos, isso porque escoteiros são pessoas de uma palavra só: uma vez feita uma promessa, não voltam atrás, prezando sempre pela verdade acima de tudo. "A palavra de um Escoteiro equivale a um contrato. Para um Escoteiro, a verdade, e nada mais que a verdade." Baden-Powell.
Artigo 2 - "O Escoteiro é leal à Pátria, à Igreja, às autoridades do governo, aos seus pais, seus chefes, seus patrões e aos que trabalham como seus subordinados"
Segundo a lei escoteira para ser um escoteiro é preciso ser leal em todos os sentidos. Sempre que um escoteiro participa de um grupo, passa a agir em benefício deste, além disso, deve ser leal a si mesmo e aos seus princípios. "Como Escoteiro, seu mais alto objetivo é servir. Você deve merecer a confiança de que, em qualquer ocasião, estará pronto a sacrificar tempo, trabalho, ou, se necessário, a própria vida pelos demais. O sacrifício é o sal do serviço." Baden-Powell.
Artigo 3 - "O dever do escoteiro é ser útil e ajudar a todos."
O escotismo estimula o senso comunitário das pessoas através da prática da solidariedade. O escoteiro está sempre pronto a ajudar aqueles que necessitam. Muitas atividades desenvolvidas pelos escoteiros envolvem a prática de boas ações. "Como Escoteiro, seu mais alto objetivo é servir. Você deve merecer a confiança de que, em qualquer ocasião, estará pronto a sacrificar tempo, trabalho, ou, se necessário, a própria vida pelos demais. O sacrifício é o sal do serviço." Baden-Powell.
Artigo 4 - "O escoteiro é amigo ou irmão, não importa a que país, classe ou credo o outro possa pertencer."
Para o criador do escotismo e da lei escoteira, Baden-Powell, o mundo inteiro é uma fraternidade e isso significa que independente de casta, credo ou nacionalidade, todos merecem respeito e compreensão, por isso o escoteiro deve deixar preconceitos de lado para saber apreciar as diferenças.
Artigo 5 - "Você é educado mesmo com aqueles que estão contra você."
O escotismo também prega a boa educação e a cordialidade. Gestos de cortesia como ceder o lugar aos mais velhos, desejar bom dia às pessoas, ser positivo e tratar bem a todos são ações incentivadas pelos escoteiros. "Aqueles que têm razão, não precisam perder a calma; aqueles que não têm razão, não podem se dar ao luxo de perdê-la." Baden-Powell.

Artigo 6 - "Você reconhecerá como companheiras as outras criaturas de Deus."
Segundo a lei escoteira é absolutamente proibido maltratar plantas e animais. Quando um escoteiro tem contato com a natureza deve preservá-la e manter o meio ambiente limpo e em equilíbrio.
Grito da Patrulha
Tigre,grupo potiguar.A melhor aqui e em qualquer outro lugar com garra,com força e muita união estamos sempre prontos pra comprir qualquer missão.Patrulhaaa TIGRE,GRUPOOO POTIGUAR.
Membros da Patrulha
Marco tulio
Thalles
Felipe
Tiago
Yuri
Lucas
João pedro
Vitor hugo Rodrigues Rezende
Vitor Hugo Pereira de Lima